Departamento de Cultura realiza Educação para o Patrimônio Cultural na Escola Municipal Carlos Prates

O Departamento Municipal de Cultura realizou recentemente ações de Educação para o Patrimônio na Escola Municipal Carlos Prates, onde alunos do ensino fundamental, professores e servidores daquela unidade de ensino participaram.

As ações realizadas fazem parte do Plano Municipal de Educação para o Patrimônio, que consite no mapeamento dos grupos culturais, como escolas, grupos de congado, capoeira, folia de reis, Candomblé, entre outros, que fazem parte do patrimônio cultural local.

Este plano de ação foi elaborado a partir de um diagnóstico identificando os bens culturais do município de Centralina, mapeando as organizações e instituições locais independentes do município, grupos culturais, artistas, detentores de bens culturais, rede escolar municipal, bem como parceiros estratégicos para a realização de atividades de educação para o Patrimônio Cultural.

Para o ano de 2022 foram realizadas algumas ações, a saber:

  • PALESTRA DE REPRESENTANTE DO GRUPO DE CONGADO COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EXPLICANDO SOBRE A CULTURA AFRO
  • VISITA GUIADA COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO BEM HISTÓRICO PROTEGIDO PREFEITURA MUNICIPAL DE CENTRALINA
  • REDAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE BEM HISTÓRICO REGISTRADO DE CENTRALINA “FESTA DOS CONGADOS”
  • CURSO SOBRE LEGISLAÇÃO E INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO DOS BENS CULTURAIS
  • PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS E DIVULGAÇÃO ENTRE OS ALUNOS DA ESCOLA PARTICIPANTE
  • DESENHANDO A CULTURA AFRO E A CONSCIÊNCIA NEGRA NO MUNICÍPIO

Todas as ações foram acompanhadas pelo gestor da Cultura, Sr. Carlos Júnior Freitas e teve a participação de representantes dos grupos culturais formados no município, além da parceria fundamental das escolas e secretarias envolvidas na realização das ações.

Para o ano de 2023 estão previstas outras demais ações que servirão para alavancar o conhecimento e a divulgação dos bens culturais protegidos e mantidos através dos recuros advindos do ICMS PATRIMÔNIO CULTURAL, a toda comunidade local, em especial para os alunos que tendem a incrementar suas atividades escolares.

CLIQUE AQUI e veja todo o Quadro Documental da Educação para o Patrimônio realizado no ano de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *