Representantes de Centralina realizam reunião com presidente da Colônia de Pescadores de Cachoeira Dourada

Na manhã desta quarta-feira (6), uma comitiva de Centralina formada pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Agropecuária, Meio Ambiente e Turismo, Rodrigo Lucas, o Gestor do Turismo e Cultura, Carlos Júnior, o representante da Emater-MG, Adriano e o representante da Associação dos Produtores Rurais da Bacia do Rio Piedade, Bruno, esteve presente na cidade de Cachoeira Dourada de Minas Gerais, em reunião com o Sr. Tony, presidente da Colônia de Pescadores daquela cidade, onde diversos assuntos foram discutidos.

Dentre vários assuntos discutidos, foi falado sobre a Carteira Profissional de Pescador, o Projeto Canoas para pescadores profissionais, investimentos na área da piscicultura e investimentos na área agrícola feita com recursos do PRONAMP, que beneficia os produtores rurais e pescadores profissionais.

Porém, o assunto em questão foi a baixa no volume das águas na extensão do Rio Paranaíba, em especial que passa pelo município, que tem afetado drasticamente os pescadores que necessitam da pesca para seus sustento. Cerca de 400 pescadores devem estar sendo prejudicados por isso.

Segundo o Sr. Tony, uma grande manutenção nas usinas de todo o país está sendo feita e deverá ser feita por algum tempo, e que já recebeu inclusive reclamação de pescadores pelos prejuízos e transtornos causados por essa ação, e que providências tanto das empresas como dos profissionais afetados deverão estar sendo tomadas para solucionar a situação.

Outro assunto importante foi a apresentação do Projeto Paranaíba Limpo, que consite na revitalização ambiental das águas do Rio Paranaíba, em toda a extensão que cobre as cidades de Cachoeira Dourada de Minas, Capinópolis, Centralina, Canápolis, Araporã, Cachoeira Dourada de Goiás e Itumbiara. O projeto consiste na retirada de tocos do rio que dificulta muito a trafegabilidade de embarcações maiores, e, com isso, dificulta a revitalização do turismo em todas essas regiões. A idéia então é fortalecer a presença dos turistas e, além de tudo, colaborar para a parte ambiental e ecológica do ecosistema.

Haverão muitas reuniões com os prefeitos de todas as cidades, deputados e autoridades para que o projeto seja concluído com sucesso.

“Quero parabenizar Centralina e todos vocês que vieram nos visitar e saber dos detalhes desses projetos, pois pela primeira vez um município demonstra real interesse e esteve presente em nossa sede. Muito obrigado, e juntos conseguiremos realizar esse importante projeto para o turismo e meio ambiente de nossa região.” – disse o presidente Tony.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.