RESULTADOS ALCANÇADOS

O Plano de Ação foi concluído com êxito e integralmente. Os resultados previstos no Plano de Ação foram satisfatórios, pois constatou-se que todas as propostas foram executadas no tempo programado e com todas as metas cumpridas regularmente. Cerca de 85 (oitenta e cinco) artistas, músicos e prestadores de serviços na cultura de Centralina foram diretamente beneficiados com o apoio emergencial do Inciso I e cerca de 15 (quinze) trabalhadores indiretos; e foi beneficiada 01 (uma) Organização Cultural/espaço cultural, que também envolveu cerca de umas 8 (oito) pessoas. Todas as lives realizadas tiveram um bom número de telespectadores envolvidos, alavancando a cultura para toda a comunidade local através da rede internet.

Os recursos destinados à cada apresentação puderam diminuir a grande dificuldade que os artistas beneficiados estavam/estão passando durante a Pandemia do Covid-19. O objetivo da realização do projeto foi amplamente divulgado, tanto nas lives, quanto nos carros volantes e na internet através das redes sociais da Prefeitura Municipal e, consequentemente, compartilhadas.

Para o município não houve dificuldades para a operacionalização e fiscalização da realização das propostas, vez que foram designados servidores da cultura e educação, os quais estavam presentes em todas as apresentações e puderam notar que tudo foi feito conforme as propostas deferidas e com muita qualidade e organização por parte dos proponentes. Em relação à demanda por apresentação das propostas, houve um pouco de dificuldade de entendimento por parte da população e, inclusive, do legislativo.

Foi preciso a Secretária de Educação e Cultura estar presente em uma reunião da câmara para explicar aos edis a destinação dos recursos financeiros e dos beneficiários. Concluído esse passo, os demais correram na ordem. Houve um pouco de dificuldade também (no início) na preparação de toda documentação e na forma de divulgação da Lei Aldir Blanc, porém o município recorreu à assessoria de técnicos culturais e tudo foi resolvido também. Os pagamentos aos beneficiários também correram na perfeita ordem, a prazo. No mais, todas as ações foram executadas em conformidade, agradando a todos e atingindo o objetivo esperado, que era, além da propagação maior de ações culturais no município, o de dar apoio aos artistas e trabalhadores da cultura local.

Em tempo, restou em conta corrente um montante de R$ 26,16 (vinte e seis reais e dezesseis centavos), atualizados em 25/05/2021. O município não entrou com contrapartida e mais e nem gastou a menos os recursos repassados no valor de R$ 93.687,16 (noventa e três mil, seiscentos e oitenta e sete reais e dezesseis centavos). Resta-nos enobrecer a decisão do Governo Federal no lançamento do Projeto e na execução da Lei em todo o país, beneficiando assim milhares de cidadãos em situação precária.