A cultura é a essência que conecta as pessoas às suas raízes, histórias e tradições. Em Centralina, a Secretaria de Cultura tem como missão promover, preservar e valorizar nossa identidade cultural, fortalecendo as manifestações artísticas e incentivando a criatividade de nossos cidadãos.
Nossa atuação busca tornar Centralina um espaço de oportunidades culturais, apoiando artistas locais, promovendo eventos que celebram nossa diversidade e garantindo o acesso à arte e à cultura para todos. Aqui, acreditamos que investir em cultura é investir no desenvolvimento humano, social e econômico do município.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Conteúdo, eventos, registros e informações oficiais da Cultura de Centralina.
Estamos à disposição para construir, junto com você, uma Centralina mais rica em cultura e cidadania.
Acompanhe os vídeos mais recentes publicados no canal oficial da Secretaria de Cultura e Turismo.
Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui uma importância cultural, religiosa e até mesmo artística para a sociedade. Estes patrimônios foram feitos por antigas sociedades, por isso representam uma preservação cultural muito importante.
Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições e os saberes de determinado povo. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade. Trata-se, portanto, de um ato de construção da cidadania.
Patrimônio cultural são bens materiais ou imateriais que formam a identidade de um povo e ajudam a contar a sua história. Bens materiais podem ser edifícios, monumentos e obras de arte; e os bens imateriais são elementos como a dança, a música e outras expressões culturais.
O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.
O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos, em ação conjunta com as comunidades locais. O Iepha-MG oferece orientações por meio das Rodadas Regionais e da Deliberação Normativa do CONEP, que estrutura o sistema de análise da documentação apresentada pelo município participante.
Legislação e normas (links oficiais):
Texto retirado do site oficial do IEPHA-MG: http://www.iepha.mg.gov.br/
✅ Ver participação do município no ICMS Patrimônio Cultural
Clique nos botões e faça o download das Fichas de Inventário do município de Centralina. Os arquivos estão em formato .PDF e, para visualizá-los, você irá necessitar de um aplicativo ou software leitor de PDF.
Arquivos organizados por exercício, contendo quadros e documentos utilizados para fins de comprovação das ações no âmbito do ICMS Patrimônio Cultural.
Acesso à planilha dos valores do ICMS Patrimônio Cultural (2022)
📊 Baixar planilha (XLSX)