Conheça Centralina

Com a localização do Município no Vale do Paranaíba, a cidade de Centralina tem opções para um grande desenvolvimento voltado para o Turismo Ecológico, com passeios de barco, desfrutando assim da paisagem que envolve o Rio Paranaíba, que com a conjunção de sua grande extensão, largura e profundidade, são ótimas para a prática de esportes náuticos; é também  permitida a pesca esportiva de vara durante o ano todo e a profissional entre os meses de Março a Setembro. As principais espécies de peixes encontradas são: Tucunaré, Pintado, Piau, Piapara, Caranha, Pacu, Jaú, Barbado, Dourado, Mandi e Traíra.

Rio Paranaíba – Represa
Vários ranchos pelo Rio Paranaíba – Passeios de barco

As matas nativas ainda conservadas oferecem um convite a parte para se praticar as trilhas ecológicas, que dão ao turista o prazer do contato direto com a natureza, e contando ainda que alguns Rios e Córregos que possuem Cachoeiras e Quedas d’água que adensadas por matas ciliares, criam um ambiente de raríssima beleza que contagia o turista.

Lindas quedas d´água – Cachoeira do Rio Piedade “Sítio Sonho Meu”

A cidade de Centralina tem um comércio bastante diversificado, caracterizando-se por lojas de materiais para construção, conveniências, academias de ginástica e musculação, bares, lanchonetes, restaurantes, postos de combustíveis, armarinhos em geral, farmácias, e os mais variados segmentos comerciais.

O turismo também é bem diversificado, com atrações como festas agropecuárias, campeonatos de kart, ranchos e passeios no Rio Paranaíba, a vista do Cristo Redentor, o Parque do Povo e vários outros pontos e atrações, como o torneio de pesca, a festa do peixe, o reveillon, o campeonato de jet ski, festival de música, além de apresentações no cineteatro municipal, que também conta com cinema, etc.

A cidade, como um todo, possui uma infraestrutura adequada para receber os seus visitantes e atender a comunidade local. São 3 unidades básicas de saúde em pleno funcionamento, 1 hospital municipal que atende baixa e média complexidade com semi utis e pronto socorro, 1 unidade do Samu que tem atendimento inclusive aéreo, centro de especialidades médicas, praças, farmácias, CEMEI, escolas, praças, bancos, hotéis, entre as mais diversas necessidades de atendimento ao cidadão.

A cultura de Centralina é bem abrangente e em crescimento constante. O patrimônio histórico cultural é preservado com a manutenção e salvaguarda de bens materiais e imateriais tombados no município, como é o caso da sede da prefeitura, do estádio municipal, entre outros. Além dessa forma cultural, a cidade também conta com festas religiosas tradicionais, como é o caso do Congado e da Folia de Reis. As festas tradicionais também barraquinhas, festas juninas, etc) são muito realizadas no município. Na comunidade conseguimos encontrar muitos artesãos, músicos, artistas plásticos, rendeiras, fazedores de crochê, tapetes, entre as mais diversas peças culturais.